Resenha: Robinson Crusoé

Robinson Crusoé, de Daniel Defoe

Robinson Crusoé

Sinopse: Robinson era um jovem marinheiro inglês. Ao viajar para a África, seu navio é colhido por uma tempestade e naufraga. Toda a tripulação morre, com exceção do jovem, que se refugia numa ilha deserta do Caribe. Lá ele defronta-se com as dificuldades de uma existência primitiva. A coragem, a paciência e a habilidade de Robinson eram as qualidades que o mundo 'civilizado' de então acreditava necessárias para subjugar a 'barbárie'.
Primeiramente eu realmente devo agradecer a minha escola por me trazer essa leitura prazerosa. Eu tenho total certeza que se não fosse por ela eu não leria “Robinson Crusoé”, mas graças aos livros que a minha professora de literatura para o terceiro bimestre eu li ele (nas férias!).

A história começa com Robinson Crusoé falando um pouco sobre ele e seu desejo: ter aventuras e viver no mar. Alguns capítulos depois vemos que ele consegue isso, mas acaba por virar um escravo. Mas depois ele foge e vai para o Brasil, onde começa uma vida, porém, ele tem cobiça por mais e, num negócio, acaba por velejar novamente. Mas qual a sua surpresa quando todos os seus companheiros morreram e ele vira um náufrago? A partir daí a história realmente começa, com Robinson se adaptando à vida de náufrago, convivendo com a solidão. Vários personagens entram ao decorrer da história e de seus 28 anos presos na ilha. No final Robinson é viúvo, com dois filhos e sua ilha é bastante popular, muitas pessoas vivem nela. 

Quando eu comecei esse livro não pus muita fé nele, mas ao decorrer gostei bastante da história e da narrativa. Acho que toda a solidão deu uma característica única ao livro, e também a fé de Robinson, que o fez suportar os 28 anos na ilha e o tempo de escravidão. No final você já tem Robinson (e Sexta-Feira) como amigos. Mas ele tem, sim, alguns pontos negativos, eu não sei bem descrevê-los, mas ele poderia ter sido melhor. Acho que os vários pulos do tempo em somente cento e poucas páginas – vi que em outras versões são mais, mas na minha era somente – tornaram a leitura rápida demais e que, se houvesse um pouco mais de detalhes, poderia ter sido melhor.

Encerrando por aqui, esse livro é ótimo de se ler, tanto que eu o li em menos de dez horas. Recomendo à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário